quinta-feira, agosto 19, 2004

Irmandinh@s no Século XXI

O Festival Irmandinho de Moeche aguarda; um evento cultural que resistiu já duas décadas e que ganhou o respeito de todos aqueles e aquelas que nos dedicamos a percorrer Galiza de festival em festival; sobre tudo aqueles e aquelas que acodimos aos festivais folk e que gostamos de que os festivais ofereçam bons cartazes, mas também bom ambiente, e a poder ser um marco do que desfrutar.

Eu já combinei para esta cita ineludível com o meu primo, Pepe Teixido, um gajo excepcional que nom pertence à república das letras, ainda que sim é umha pessoa nom exenta de bagagem vital. É carpinteiro metálico e licenciado em Veterinária. Desde muito novo, apaixonado dos animais e da natureza. Outra das suas grandes paixons é a história, e sobretudo tudo aquilo relacionado com a cultura dos castros. Namorado da música e da festa é-o tanto como eu. É delegado sindical em IZAR – Ferrol pola CIG. É um grande conversador, e isso o poderá comprovar quem lhe turre um bocado da língua. Aínda ninguém se atreveu a comprovar até onde chega o seu fol. O kalimotxo e o licor café som o seu combustível em acontecimentos assim.

Também me hei encontrar com o Pepe Cunha, de quem vos tenho falado. Ele é o fornecedor oficial da malta de passes em concertos de pago, e um grande cultivador do jornalismo cultural, aliás de um incansável dinamizador social. Ele é quem me mantém informado sobre quem vai tocar em cada festival, mesmo em aqueles onde som freqüentes as mudanças de cartaz de última hora.

Graças a isto, poido-vos recomendar o cartaz apresentado para o Sábado no Festival Irmandinho, com Susana Seivane, Oskorri e Tejedor. O festival vai ser Sexta e Sábado, polo que é possível que já a Sexta nom renove o blog. Apresenta-se portanto quente a noite do Sábado, com essas três actuaçons com artistas de primeira ordem no panorama folk ibérico e mesmo europeu, aliás do tradicional assalto ao Castelo de Andrade, conmemorando a queima do castelo por parte dos camponeses levantados na revolta irmandinha contra o Senhor de Andrade.